Para poder visualizar o resto do forum Click Aqui e se ja tiver registrado so logar..

Fórum destinado as Atividades Escolares


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Texto Coletivo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Douglas Arantes  


Aluno
Aluno
Douglas Arantes

Qua Out 01, 2014 9:12 am
O Grande Mestre Articulador!


O texto faz uma importante referência aos 60 anos do suícidio de Vargas.Uma figura política importante que instaurou sua ditadura por 15 anos fazendo mudanças generosas no Brasil.A morte de Getúlio Vargas afetou a nação inteira de forma a deixar inconformados,opositores felizes e uma profunda perda de um líder de intectual muito grande.


O PTB (partido de Vargas) era extremamente forte eleitoralmente quando coligado ao PSD, também criado por simpatizantes de Getúlio, mas sustentado principalmente pelas classes médias e o empresariado, tendo uma política conservadora em comparação ao PTB. Esta coligação tinha como principal adversário a UDN, partido de direita conservador. Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do "petróleo é nosso" que resultaria na criação da Petrobrás.


Getúlio Vargas grande mestre articulador. Embora boa parte de seu governo tivesse tendências fascistas, Vargas foi um legítimo ás da articulação! Deu um golpe para entrar e outro para não sair, sendo assim capaz de fazer formidáveis mudanças no cenário brasileiro.Seu suicídio nada mais foi que um caso pensado. Além de deixar uma nação de inconformados, deixou também o maior exemplo de marketing político da história brasileira.


Sua morte em 1954 acabou tendo uma repercussão com extrema velocidade no Brasil. Quando a morte de Vargas se espalhou o comércio e a indústria fecharam as portas e uma onda de algia e contrição percorreu o país. Com sua morte seus principais adversários políticos, como Carlos Lacerda fugiram para outro país, com medo da cólera popular.



Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos